sejam bem-vindos pessoal

segunda-feira, 13 de março de 2017

Olá, estamos de volta para um pequeno trabalhinho outra vez.
Bem, desta vez vim falar-vos sobre um assunto que eu gosto particularmente: Sismos.
O sismo é um abalo curto e brusco na crosta terrestre. Muitos pensam que o sismo dura muito, mas isso é mentira, o sismo dura segundos!
O sismo tem 2 nomes dependendo da área onde decorrer: Se decorrer na crosta terrestre designa-se por "terramoto". Que o próprio nome indica que ocorre na crosta terrestre.
O outro ocorre na crosta oceânica designando-se por "maremoto" que, novamente, nos dá aquela impressão de ocorrer no mar. Muitos pensam que o sismo no mar origina um tsunami mas o que o origina e o maremoto que com as ondas P e S criam uma enorme onda. Mas já lá vamos.
O local à superfície onde o sismo é sentido com maior intensidade chama-se Epicentro e o local de origem profunda do sismo designa-se de Hipocentro.

Temos varias coisas que nos ajudam a analisar um sismo.
-Sismógrafo- Máquina que regista os detalhes do sismo.
-Sismograma- É onde fica o registo do sismo para mais tarde ser analisado e estudado, tem mais propriamente o tempo de duração do sismo e a sua magnitude.

Ligado a isso temos também as escalas mais usadas nas medições sísmicas.
- Escala de Richter- Mede o grau de magnitude.
-Escala de Mercalli- Mede o grau de intensidade sísmica.

Os sismos são sentidos na junção das ondas P que andam numa velocidade de 8 quilómetros por segundo e passam o estado de qualquer objecto seja sólido, líquido ou gasoso
As ondas S que andam a 4 quilómetros por segundo mas só ultrapassando os materiais sólidos e gasoso e anda em perpendicular à direção da onda... AINDA FALTA UM POUCO




1 comentário: