sejam bem-vindos pessoal

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Olá, hoje estou aqui para vos falar da teoria das placas tectónicas.
Então, comecemos pelo básico, existem 8 placas tectónicas na Terra: A placa Euro-asiática ( a nossa), a placa Africana, a placa do Pacífico, a placa de Nazca, a placa Australiana, a placa Sul-Americana, a placa Norte-Americana e a placa da Antárctida. Estas são as placas principais.
O mecanismo responsável pelo movimento das placas são umas correntes que são formadas e libertadas pelo magma, que funcionam mais ou menos como um tapete rolante que serve para movimentar as superfícies acima. Bem essas correntes chamam-se correntes de convenção.Os materiais de uma camada chamada astenosfera encontram-se num estado intermédio, entre o líquido e o sólido e como se encontram a temperaturas extremamente altas geram movimento.
Há 3 tipos de limites : O divergente, o convergente e o conservativo.
No caso do divergente as placas afastam-se causando uma construção profunda, podendo também ser chamadas de placa construtivas.
No caso das placas convergentes elas chocam umas com as outras causando destruição que pode dar origem a relevos ou a sismos, também sendo chamadas de placas destruidoras.
Nas placas conservativas elas mexem-se para um lado qualquer mas depois retornam ao sítio onde estavam criando apenas pequenas fissuras.






https://pt.wikipedia.org/wiki/Tect%C3%B3nica_de_placas



Sem comentários:

Enviar um comentário